10 dicas para não perder a Oktoberfest de Blumenau

A Oktoberfest é um festival de cultura e tradições germânicas, que desde 1984 promove a 2ª maior festa do chopp do mundo, ficando atrás apenas de sua musa inspiradora Munique, na Alemanha.

Santa Catarina, em especial o norte catarinense, com sua grande quantidade de cervejarias artesanais chega ao seu ápice de fervor, recebendo pessoas de vários estados do Brasil e do exterior, que chegam querendo aproximar-se um pouco dessa cultura européia e se contagiar pelo espirito das festas de Outubro.
Para aproveitar essa celebração cultural, repleta de dança, música e gastronomia, incluindo, é claro, cerveja de alta qualidade, separamos algumas dicas pra você já ir se preparando para a próxima Oktoberfest.

1 – Os ingressos podem se esgotar

Para não ocorrer o risco de ficar sem poder entrar nos pavilhões da Vila Germânica, compre seu ingresso antecipado AQUI.

Quem pensa em visitar Blumenau através de agências deve se programar com antecedência para a compra dos pacotes. Caravanas de todo o Brasil programam-se durante o decorrer do ano e é preciso não deixar para a última hora, assim garantindo sua presença na festa. Em cada dia da semana há uma programação diferente, por isso, consulte antes o que lhe interessa. Não esqueça de imprimir seu e-ticket e de portar documento.

2 – Os hotéis também ficam lotados

Depois de garantir os ingressos da festa, se você for por conta própria também reserve hospedagem.
Blumenau não é uma cidade com capacidade hoteleira suficiente para a proporção da festa e a menos que você não se importe de acabar tendo que se hospedar em outra cidade, a pelos menos 50 km de distância, o melhor é já ir reservando durante o ano, quando inclusive encontra melhores valores.
Neste ano de 2017 a festa acontecerá de 4 a 22 de Outubro e você pode pesquisar o valor de hotéis no Booking ou reservar pelo Airbnb onde você já sai ganhando R$ 100,00!

3 – Experimente cervejas especiais

A Oktoberfest tornou-se uma festa de alto padrão cervejeiro e isso significa que o mais importa é a qualidade do que a quantidade que se bebe. A dica é aproveitar os dias da festa para ir provando a variedade de cervejas especiais. Entre os diversos nomes, não deixe de conhecer as artesanais regionais!

 

4 – Aproveite a gastronomia alemã

Você encontrará inúmeros pratos típicos da Alemanha na Oktoberfest, como joelho de porco, salsichas, hambúrguer de pato, a sobremesa Apfelstrudel, batata recheada e carne de marreco. A cada ano o cardápio recebe novidades, como das últimas edições os alimentos  sem glúten e pratos vegetarianos. Pode ter certeza, haverá sabores para todos os paladares.

5 – É um evento para toda a família

Siim, hoje a Oktoberfest de Blumenau é um evento totalmente familiar. A organização amadureceu ao longo dos anos e o público também. A festa, que já reuniu no passado até 1 milhão de pessoas, hoje em dia é mais elaborada e de ambiente com melhor qualidade, por isso pode-se levar toda a família, inclusive as crianças.
Portadores de necessidades especiais também encontram um ambiente preparado!

6 – Assista ao desfile na Rua XV

Pelo menos um desfile você precisa ver! Eles acontecem sempre na Rua XV de Novembro, o coração da cidade.
Repleto de carros alegóricos, música e alegria eles apresentam em pouco mais de uma hora um pouco da construção da cidade, da cultura local e da essência da festa.

 

7 – Aproveite o dia livre

Durante o dia, não deixe de conhecer a região. Cidades como Pomerode, Corupá, Balneário Camboriú e Penha, onde fica o Beto Carrero World são opções bem agradáveis para passa o dia e ver algo a mais. Em Blumenau você pode aproveitar para fazer passeios culturais, atividades em meio a natureza e conhecer um pouco mais ao dia a dia dos locais.

 

8 – Participe da escolha das Realezas

Trata-se de um dos momentos mais clássicos da festas. No último dia, para encerrar, é realizada a escolha das princesas e da rainha da Oktoberfest, que seguirão até o próximo ano divulgando a festa ao redor do mundo e claro, representando a cidade.

 

9 – Divirta-se na maior festa alemã fora das Américas

Aproveite para encarnar o Fritz ou a Frida que vive dentro de você, experimente um traje típico, compre um caneco personalizado, dance com as bandinhas típicas e participe do clássico “trenzinho” que surge de repente pelos pavilhões! Inscreva-se nas competições, principalmente no concurso de tomadores de chopp em metro.

10 – Se beber, não dirija

Parece clichê, mas nunca é demais lembrar. Vá para a festa com consciência, escolha o motorista da rodada, vá de táxi, utilize o Uber ou contrate um transfer com antecedência, mas preserve vidas.

Prosit!

Curta e Compartilhe!
0