Cachoeira da Praia Vermelha.

Neste final de semana (25/04), afim de aproveitar o agradável clima de Outono fomos realizar uma caminhada leve, na tentativa de desvendar a “lenda” de uma cachoeira de água doce que se lançava ao mar na cidade de Penha/SC.

A caminhada inicia na Praia Vermelha, após alguns quilômetros de estrada de barro, mas de fácil acesso.
O local é bem movimentado, principalmente no verão, tendo em circulação banhistas, pescadores e praticantes de parapente.
Pra satisfação geral, uma das primeiras coisas que se vê ao botar os pés na areia é a placa de balneabilidade, que indica a qualidade satisfatória da água na região, ponto super positivo hoje em dia.
Pela areia da praia, segue-se caminhando em direção ao costão do lado direito, existindo em alguns momentos a necessidade de superar rochas, mas nada dificultoso.
A areia bem fofa diminui um pouco o rendimento da caminhada, mas em uns 45 minutos aproximadamente consegue-se superar os cerca de 3 km e chega-se a um aglomerado maior de pedras. Inicia-se então uma “escalaminhada”, também leve, que já mostra a 1ª piscina natural.

Sinceramente a “cachoeira” é rala, talvez até disponha de um maior volume após chuvas, mas as piscinas naturais formadas pela aguá gelada e cristalina, são recompensadoras.
Conforme o caminhante vai subindo por dentro da água, morro acima, adentrando a Mata Atlântica, encontra diversas dessas piscinas em níveis de altura diferentes e cada uma com diâmetro e profundidade peculiar (até uns 50cm nesse dia).

O lugar é ótimo para ir com os amigos, levar um bom lanche, algo pra tomar e passar a tarde imerso em uma das piscinas, curtindo a natureza, com vista para o mar!

 

 

Curta e Compartilhe!
0