Norte

A região Norte do estado de Santa Catarina, também conhecida como Caminho dos Príncipes é um grande combinado de cultura, desenvolvimento econômico e belas paisagens naturais.
O nome turístico da região tem origem num episódio histórico ocorrido em 1853, quando as terras do local onde se situa hoje a cidade de Joinville foram incluídas no dote de casamento do príncipe de Joinville com a princesa Francisca Carolina, irmã de D. Pedro II.

Praticamente todos os municípios do Caminho dos Príncipes preservam os costumes e tradições europeias dos povos colonizadores. O legado germânico é predominante, especialmente em Joinville, maior cidade e polo industrial catarinense, porém também encontram-se influências dos colonizadores italianos, suíços, húngaros, tchecos, ucranianos, noruegueses, poloneses e japoneses.

Com diversos destinos para prática esportiva, como Corupá, Schroeder e Jaraguá do Sul, nesta última onde inclusive há uma das melhores rampas de voo livre do país, a região Norte oferece possibilidades para todos os gostos, como balneários tranquilos e simples, na maioria localidades pesqueiras e de cultura açoriana.