Parque das Nascentes.

Para quem busca contato com a natureza Santa Catarina oferece inúmeras opções e uma delas é o Parque das Nascentes, na cidade de Blumenau.

O acesso se dá através da região conhecida como “Nova Rússia”, no bairro Progresso.
O parque, que a alguns anos deixou de ser administrado pela FURB, universidade regional, agora é gerenciado através do IPAN / ICMBIO.

Estando a cerca de 23 km do centro da cidade, conta com uma área de mais de 5 mil hectares, com uma exuberante floresta nativa e várias nascentes de rios.
Com 6 opções de trilhas, cada uma com dificuldades e tempos de percurso distintos, é um programa pra toda a família e que durante o verão atrai inúmeros visitantes que buscam suas águas cristalinas e geladas.

Para visitação é necessário primeiramente entrar em contato através de e-mail ou comparecer na sede do IPAN, localizada no bairro Garcia, para retirada de autorização escrita. Apenas portando-se está autorização o visitante terá seu acesso liberado ao parque pelos seguranças que lá permanecem e fazem a vigia do local.
Para visitação aos finais de semana, retire sua autorização durante a semana, visto que a sede do IPAN encontra-se aberta apenas de Segunda-feira a Sexta-feira, em horário comercial.

O acesso até o portão de entrada do parque é de terra, com alguns trechos sinuosos, porém superáveis sem dificuldades por qualquer veículo. Infelizmente o transporte público não abrange as proximidades.
Dentro do parque a estrutura é simples, estando as áreas de camping e quiosques desativadas, bem como algumas trilhas estão com seu acesso limitado, causa das chuvas fortes que são frequentes nesta região.
Não esqueça de utilizar um calçado confortável, roupas leves, muda extra, leve seu lanche, não aproxime-se dos animais (pássaros, capivaras, tatus, etc) e de forma alguma esqueça do velho ditado:

“Deixe apenas pegadas e leve somente lembranças”

IPAN (Instituto Parque das Nascentes)
Telefone: (47) 3335-1863
Rua: Progresso, 163
Bairro: Garcia
Cidade: Blumenau
E-mail: parnaserradoitajai.sc@icmbio.gov.br

Curta e Compartilhe!
0