Passeio de trem em Apiúna

O Guia SC Turismo leva você para uma volta no tempo, por um passeio de trem em Apiúna, cidade do Médio Vale do Itajaí, que tem a interação com a natureza como seu principal atrativo.

Distante a 195 km da capital catarinense e com seu acesso através da BR-470, Apiúna atrai anualmente muitos interessados pelos esportes de aventura, sendo uma região propicia para a pratica de rafting, montanhismo, canyoning e rapel. Mas desta vez buscamos tranquilidade e o resgate cultural, realizando um passeio de trem, por uma pequena parte do que já foi no passado a rota de colonizadores de várias cidades da região.

Os passeios ocorrem 1 ou 2 Domingos por mês, sendo necessário consultar via e-mail, telefone ou pelo site a data exata e tem duração de aproximadamente 45 minutos.
Saindo da região de Subida, na entrada da cidade, percorre-se um trajeto de 3 km em meio a Mata Atlântica, até a hidrelétrica de Salto Pilão, passando-se por muito verde, por um túnel em curva com 70 metros de extensão e sobre uma ponte em arco, fabricada com granito rosa, da própria região de Apiúna.

O passeio é pura nostalgia através da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina, que funcionou ativamente de 1909 até 1971, com o apito tocando, o cheiro de lenha (de reflorestamento) queimada e o barulho sobre os trilhos, de uma locomotiva de 1920, conhecida como Maria Fumaça e produzida nos E.U.A. pela companhia Baldwin.

7
Ao chegar no pátio da usina recebe-se informações sobre a construção da mesma e pode-se apreciar as corredeiras do Rio Itajaí-açú e a BR-470 que passa na outra margem.
Dali, retorna-se de ré, sim, de ré, novamente até a estação de embarque, podendo-se trocar de banco pra apreciar o outro lado do caminho.
Durante todo o passeio, um guia segue contando detalhes da história da ferrovia, da região e da locomotiva com suas composições.

A administração da Maria Fumaça de Apiúna é realizada pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), uma ONG que revitalizou a estrutura local e atua com o apoio dos voluntários, que se dispõem a trabalhar nos passeios.
O trajeto infelizmente é curto, dando apenas um gostinho de passado e ao nosso ver é pouco aproveitado na divulgação de outras atrações da cidade, já que mesmo sendo realizado apenas 1 ou 2 vezes atrai centenas de pessoas, que com toda certeza se interessariam em conhecer outros atrativos da cidade.
O atendimento dos voluntários que fazem o passeio ser realizado é excelente, além do que a maioria é grande conhecedora dos detalhes históricos.

O Guia SC Turismo recomenda o passeio de trem em Apiúna e torce pela breve ampliação do trajeto!

Horário de funcionamento: 10hs às 16hs, partidas de hora em hora
Bilheteria: 08h30min às 15h30min
Valor da entrada: R$ 25,00.
E-mail: efsc@abpfsc.com.br
Site: www.abpfsc.com.br
Telefone: 47 3644-5077 ou 47 8894-5517
Endereço: Estrada Geral Subida , S/N – Centro

Curta e Compartilhe!
0