Penha

Penha é o ponto de encontro no litoral norte catarinense, principalmente para moradores da região do Vale do Itajaí.
A pacata cidade, com ares interioranos, possuí estrutura bem limitada, principalmente nos quesitos alimentação e entretenimento, tendo como seus trunfos principais as belas praias (19) e o Parque Beto Carrero World, aproveita o fluxo turístico da temporada para viver com tranquilidade no restante do ano.
Os moradores, na maioria pescadores e aposentados, dividem a cidade com inúmeros veranistas da região que possuem imóvel de temporada, assim fora do verão encontra-se muito pouco movimento e opções ainda mais restritas.

Para quem procura dias de tranquilidade, uma opção é a locação de algum imóvel, àqueles que sejam apenas aproveitar as praias ou o parque, na grande maioria acabam ficando em cidades próximas, porém a cidade já conta com hotéis e pousadas de de médio porte e ótima qualidade.
O acesso é realizado de forma descomplicada através da BR-101 ou do aeroporto de Navegantes, distante a menos de 10 km.

As praias são perfeitas principalmente para banhistas e/ou crianças, com regiões de mar extremamente calmo.
Anualmente acontece na cidade a Festa do Marisco, já que a cidade destaca-se nacionalmente na produção deste.
Na região da Praia Vermelha, local mais afastado e com acesso através de estrada de terra, tem-se a possibilidade de trilhas curtas, salto de parapente e em dias após chuvas encontra-se inclusive uma pequena cachoeira que desce a mata atlântica e cai no mar, algo bem diferente de se encontrar no litoral!