Programa Bandeira Azul

O programa Bandeira Azul é um projeto global desenvolvido pela Organização Mundial do Turismo, que confere certificação positiva para praias, rios, lagos e represas, como forma de destacar a qualidade de suas águas para uso recreativo.

Tendo a Espanha como líder do projeto, país que ostenta mais de 600 bandeiras, o Brasil tem enorme potencial para entrar na disputa do 1º lugar, tendo visto sua grande riqueza hídrica.

Para a temporada 2015/2016 Santa Catarina recebeu 2 bandeiras, entre as 9 concedidas ao país, sendo uma bandeira na cidade de Governador Celso Ramos, para a Praia de Palmas e a outra bandeira ficou em Florianópolis, para a Lagoa do Peri, maior manancial de água potável da ilha.

Para obter a bandeira azul tremulando a localidade precisa atender critérios de segurança, educação ambiental, qualidade da água e gestão do meio ambiente.
Além disto a praia não pode estar poluída com lixo, esgoto ou resíduos de barracas, a infraestrutura não pode causar danos a natureza, o estacionamento (quando houver) deve ser sinalizado e seguro, a praia deve ter salva-vidas e as passarelas devem estar em boas condições de segurança para uso. Também o bairro da praia deve ter saneamento básico e o local deve promover alguma atividade de educação ambiental para os usuários, afim de provocar a mudança do comportamento de seus usuários/visitantes.

Praias e marinas certificadas – Temporada 2015/2016

Praia do Tombo – Guarujá, SP (renovação)
Prainha – Rio de Janeiro, RJ (renovação)
Praia do Remanso – Rio das Ostras, RJ
Lagoa do Iriry – Rio das Ostras, RJ
Praia de Palmas – Governador Celso Ramos, SC
Lagoa do Peri – Florianópolis, SC
Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe – Salvador, BA
Marina Costabella – Angra dos Reis, RJ (renovação)
Marinas Nacionais – Guarujá, SP (renovação)

Curta e Compartilhe!
0