Rio do Sul

23

Rio do Sul é a capital econômica do Alto Vale do Itajaí, assim oferecendo boa estrutura para quem a visita.
Sua proximidade com cidades como Laurentino e Rio do Oeste, faz com que a região seja um destino certo para quem busca momentos agradáveis em meio a belas paisagens!

A 20 KM do centro de Rio do Sul pela SC-302 está a Gruta do Tigre, já na entrada da pequena cidade de Rio do Oeste.
Além do nome, nunca houve tigre nenhum na região e o surgimento do título se deu pelos antigos colonizadores, que ao encontrarem pegadas na terra e observarem por vezes alguma onça ou jaguatirica espalharam o boato de um animal maior do que era, então pode ir tranquilo!
O local é uma área aos pés da rocha, onde pode-se chegar de carro, que possui restaurante típico (disponível para eventos), lagoa de carpas com aguá que cai da montanha e um bosque aos fundos com trilhas, pequenas mesas e uns balanços pendurados em árvores, que remetem a memória aos tempos antigos e a vida simples do interior.
O destaque fica para a capela, encravada em uma fissura na montanha, com bancos de pedra e onde ainda acontecem missas. Um local parado no tempo, com ares sacros extremamente rústicos e que proporciona uma bela imagem.

17

Pela região são encontrados ótimos pontos para práticas como escalada, caiaque, voo livre, trilhas, rapel, além dos rios e cachoeiras para se refrescar. Aos que preferem podem explorar a cidade de bicicleta.
Rio do Sul é a 6ª cidade mais desenvolvida do Brasil, entre as pequenas, segundo pesquisa nacional da Revista Exame, o que pode facilmente ser compreendido andando pelas ruas da cidade, que contrasta o antigo com o novo de forma bem equilibrada. Ruas limpas, trânsito organizado, manutenção dos traços culturais e zelo ambiental, talvez esses sejam os principais destaques que tornam a cidade o centro regional, apesar das frequentes enchentes do Rio Itajaí-Açú que assolam a cidade e suas vizinhas.

29

Vista do alto de algum dos morros ou em seus detalhes Rio do Sul parece ser uma cidade agradável de se viver.
Passamos pela Catedral São João Batista, concluída em 1957 e anexa ao tradicional Colégio Dom Bosco, que juntamente com a Praça Ermembergo Pellizzetti e o monumento do Cristo formam um belo arranjo postal do centro da cidade.

Através do bairro Bela Aliança chega-se a Cachoeira da Magia, em uma propriedade particular onde a entrada custa R$ 5,00.
Com uma queda de 36 metros de altura a vista é ótima, seja do alto, como pela parte inferior, que se acessa através de uma escadaria. Um lugar ótimo para passar o dia com a família ou amigos, se refrescar e curtir a natureza!