Rota Enxaimel

A Rota Enxaimel em Pomerode é uma volta no tempo, que leva os visitantes para a época da colonização, através de aproximadamente 16 km de passeio na zona rural da cidade.

Enxaimel, em um resumo, trata-se de uma técnica de construção, originária da Alemanha, onde erguia-se primeiramente todo o “esqueleto” de madeira da casa, sem a utilização de nenhum prego (!), para após realizar-se o preenchimento das lacunas com tijolos.
Todas as madeiras usadas na montagem da estrutura eram numeradas, assim permitindo a futura desmontagem e montagem novamente, como um jogo de lego gigantes!

Pomerode é o local que concentra o maior número desse tipo de construções fora da Alemanha, tendo mais de 240 imóveis, destes, 50 na Rota Enxaimel.
São casas e comércios lindos, muito bem conservados, em alguns imóveis existindo a possibilidade de visitação, onde consegue-se conversar com os moradores e proprietários, que zelam pelo símbolo de seus antepassados e orgulho de gerações.

Com bastante calma pode-se realizar o roteiro em meio dia, aproveitando o contato com a natureza, percorrendo estradas de terra, viajando no tempo!

Curta e Compartilhe!
0