São Joaquim


Distante a pouco mais de 270 km (através da SC-390) São Joaquim é um dos primeiros nomes que vem a cabeça quando pensamos em frio no Brasil.
A cidade da serra catarinense é uma das que registra as menores temperaturas durante o inverno no país e por muitas vezes presenteia seus visitantes com ocorrências de neve!
Por esses motivos, já tornou-se normal quando da previsão de temperaturas negativas na mídia um exército de turistas invadindo a cidade!

A rede hoteleira, formada principalmente por pousadas familiares, infelizmente não supri a demanda de turistas e a maioria nem mesmo atende as expectativas, por esse motivo é muito normal nas madrugadas frias da cidade ver o fluxo de carros, inclusive de alto padrão e muitas vezes de fora do estado, rodando pela cidade em busca de alguma distração enquanto esperam a tão desejada neve.
São Joaquim tem belezas naturais lindas, que realmente valem a pena ser vistas, independente da época do ano, porém é recomendada para aqueles que tem gosto pela simplicidade, buscando se integrar a vida modesta do campo.

Estando a 1.353 metros acima do nível do mar, é praticamente indispensável no inverno luvas, touca e cachecol, onde as temperaturas facilmente beiram 0 graus e inúmeras vezes ficam negativas. Somente assim pra encarar a vista linda dos campos brancos tomados pela geada, do orvalho congelado ou com sorte tudo tomado pela neve.

Graças ao seu clima a cidade tornou-se uma das melhores produtoras de maça fuji e gala do Brasil, então às margens das estradas pode-se ver as inúmeras plantações e comprar a fruta em barraquinhas.
Em Abril a cidade realiza uma festa da colheira, com inúmeros pratos a base de maça!

Apesar dos poréns de uma cidade despreparada para o turismo, vale conciliar a visita junto com outras cidades da região, criando um tour agradável e com paisagens inesquecíveis!

Visitando a região, não deixe de conhecer o Snow Valley, um parque de aventura no frio 😉