Serra do Rio do Rastro


Considerada por revistas internacionais como uma das rodovias mais incríveis do mundo, a Serra do Rio do Rastro está localizada em Lauro Müller, sentido Bom Jardim da Serra, com seu mirante a mais de 1.420 metros de altitude.
São 15 km de estrada escavada em rocha entre as montanhas, com 284 curvas de até 180º, subidas e descidas íngremes, em um cenário fantástico, chegando até mesmo a ter neve em alguns invernos.

O trecho é ultra-sinuoso, exigindo bastante atenção tanto na descida quanto na subida, tendo em vista que muitas vezes próximo as curvas é preciso dar vez à ônibus e caminhões para que manobrem.
Durante a noite ela também é uma grande atração tendo seu trajeto iluminado e sendo um destaque entre a fria escuridão. Após o sol se pôr e tendo temperaturas negativas recomenda-se cuidado, porque pode-se encontrar frequentemente a formação de gelo na pista.

No mirante localizado no topo da serra o viajante encontra uma parada segura, estruturada, de onde em dias de céu limpo pode-se até mesmo ver o mar. Também não surpreenda-se com os visitantes inusitados; os quatis são extremamente simpáticos e gostam de se aproximar, apesar de não ser recomendado dar alimentos.
Quanto mais cedo no mirante melhor, isso significa menos gente e na maioria das vezes menos névoa também. Estando por ali não deixe de seguir o caminho dos parques eólicos, que tem sua entrada a poucos metros. 😉