Sul

Chamada de Encantos do Sul, não por menos, é repleta de atrativos para todos os gostos!
Laguna, terra de Anita Garibaldi, é uma cidade repleta de história, com casarões coloniais e belezas naturais ímpares. A memória da heroína está preservada em vários museus da cidade, cujo Centro Histórico é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Outra atração da região é o Farol de Santa Marta, o maior em alcance visual da América do Sul. A beleza natural dessa região litorânea também chama a atenção, especialmente nas praias do Farol, do Cardoso, da Cigana e da Pedra do Frade.

Pela região também pode-se relaxar nas águas termais de Tubarão e Gravatal.
Com águas que brotam da fonte a uma temperatura de 37º C, estas cidades desenvolveram boa infraestrutura turística para as pessoas que querem se beneficiar das propriedades terapêuticas dos banhos de imersão ricos em fluoretos.

A região também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, de junho a novembro, quando esses imensos cetáceos vêm ter seus filhotes.

As praias do Rosa e da Vila, em Imbituba, e do Silveira e da Ferrugem, em Garopaba, são picos de surfe famosos internacionalmente. Também em Imbituba estão a Lagoa e a Praia de Ibiraquera, consideradas um dos melhores lugares para a prática do windsurf e kitesurf no Brasil. São lugares de uma beleza fantástica, sendo inúmeras vezes vezes citados internacionalmente por sua beleza e cuidado na preservação ambiental.
Curta a integração homem-natureza desses lugares!

Mais modestas, porém não menos interessantes, Urussanga, Nova Veneza e Orleans também se destacam pela qualidade de vida, sendo exemplos nacionais, com influência italiana, presente principalmente na arquitetura, culinária e nas festas típicas. Em São Martinho, Santa Rosa de Lima e Forquilhinha, prevalecem os traços da cultura alemã.

Descubra um Sul que vai além da sua imaginação através dos canais do Guia SC Turismo!