Timbó

_DSC9102

Com pouco mais de 30 mil habitantes, Timbó está entre as referencias em qualidade de vida no estado.
Localizada na região norte do estado, a 170km da capital, mas especificamente no Médio Vale do Itajaí, Timbó é conhecida como pérola do vale, por sua rica beleza natural.

De colonização germânica e italiana, a cidade está em 10º lugar no ranking da ONU das melhores cidades para se viver no Brasil. Em um vale de exuberante natureza, com inúmeros riachos, cachoeiras e mata atlântica, pode-se passar momentos de tranquilidade em um contato intimo com a natureza.
A herança cultura é nítida por toda cidade, seja através da língua estrangeira, muito utilizada no dia a dia local, tanto na gastronomia típica, quanto nas tradições e na arquitetura.

O nome da cidade remete a um cipó muito comum na flora regional, igualmente chamado timbó, da espécie do gênero lonchocorpus.
Com números modestos em vários aspectos como leitos da rede hoteleira, opções gastronômicas e atrações de entretenimento, Timbó destaca-se por seu crescimento planejado e estruturado, assim, recebendo de forma satisfatória seus aproximadamente 13 mil turistas por ano. Por essa organização recebeu o Selo Ouro do Ministério do Turismo, pelo seu plano municipal de turismo.