81ª Festa das Flores de Joinville começa nesta Terça (12)

De 12 a 17 de novembro, Joinville mais uma vez se transforma em um grande jardim com sua 81ª Festa das Flores. A programação da inicia nesta terça-feira (12/11), às 8h, com o julgamento das orquídeas.

Na ocasião, a comissão formada por orquidófilos e técnicos elege as mais belas plantas em 19 grupos, incluindo o das Laelias purpuratas – flor símbolo de Santa Catarina e que deu origem à festa, espécies botânicas, híbridos, phalaenopsis, vandas, dendrobiuns, oncidiuns, bromélias, plantas ornamentais, cactos, suculentas, dyckias e bonsais.

As orquídeas campeãs da 81ª Festa das Flores, toda a exposição e atrações do evento poderão ser conhecidas pelo público a partir das 14h, horário de abertura dos pavilhões da Expoville.

Às 16h, no palco cultural localizado no Pavilhão Nilson Bender, acontecerá a premiação do Concurso de Jardins da 81ª Festa das Flores.

A 40ª edição do Concurso de Jardins teve a participação de 40 espaços, divididos nas categorias Especial, Residencial Rural, Residencial Urbano, Empresarial, Escolar e Parceria Verde. Todos os participantes do concurso disputam, ainda, o prêmio Exuberância em Flores concedido ao jardim mais florido e colorido.

A partir das 20h, o público está convidado a prestigiar a solenidade oficial de abertura da 81ª Festa das Flores, também no palco cultural do evento.

A cerimônia contará com a presença do prefeito Udo Döhler, autoridades, imprensa e convidados, e terá como um dos momentos especiais, a homenagem à patronesse da 81ª Festa das Flores, a artista plástica e produtora cultural, Albertina Ferraz Tuma, consagrada por sua dedicação e trabalho pelo setor artístico e cultural de Joinville, há mais de 40 anos.

Dando brilho e ritmo especial à noite, a solenidade de abertura terá a participação vibrante da Big Band Villa-Lobos, formada por alunos e professores da Escola de Música Villa-Lobos (EMVL), integrante da Casa da Cultura de Joinville.

O repertório, executado ao som de saxofones, trompetes, trombone, guitarra, contrabaixos elétricos e acústico, bateria, percussão, piano e voz, traz clássicos do jazz e outros sucessos nacionais e internacionais.

“Natureza e qualidade de vida”

O tema da 81ª Festa das Flores é “Natureza e qualidade de vida” e estará representado na megaexposição com mais de 6 mil orquídeas e 20 mil exemplares de flores, cactos, suculentas e plantas ornamentais.

O passeio pelo exuberante cenário iniciará em um caminho escuro, onde galhos secos e a natureza morta levam o visitante à reflexão sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente. No fim do túnel, a surpresa e o encantamento pelas cores, contrastes, formas, sons e beleza da megaexposição.

No projeto cenográfico, assinado pelo arquiteto e paisagista Silvio Parucker, seis grandes arcos cobertos por plantas e flores atravessam a diagonal do pavilhão. Em uma das extremidades, um grande jardim de flores coloridas e, ao final, o palco exibindo as orquídeas campeãs da 81ª Festa das Flores.

Para dar efeito especial à exposição, em cada uma das extremidades entre os arcos, grandes espelhos posicionados um de frente para o outro, proporcionam a sensação de um cenário infinito.

Além das milhares de orquídeas e flores, plantas ornamentais e árvores de grande porte, lagos e quedas d’água levam o público a uma experiência real em meio à natureza viva e colorida.

Horários e ingressos

12/11 – Terça-feira – das 14h às 22h
13 a 16/11 – Quarta-feira a sábado – das 9h às 22h
17/11 – Domingo – das 9h às 20h

Os ingressos custarão R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia-entrada para crianças até 10 anos de idade, estudantes e pessoas com mais de 60 anos. Crianças menores de cinco anos não pagam).

A Festa das Flores de Joinville é realizada pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas – AJAO, e pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT).

Serviço:
O que: 81ª Festa das Flores de Joinville
Quando: 12 a 17 de Novembro de 2019
Onde: Expoville – Rua XV de Novembro, 4315 – bairro Glória – Joinville/SC