Expedição científica que celebra 200 anos de descobrimento da Antártida passará por SC

O veleiro da Estônia deve chegar em Itajaí (SC) entre os dias 2 e 6 de dezembro. Estará aberto para visitações de escolas pré-selecionadas mediante agendamento

A expedição científica que celebra o 200º aniversário da descoberta da Antártida passará pelo Brasil neste ano. Em Santa Catarina, a previsão é de que o veleiro chamado Almirante Bellingshausen, com quase 24 metros de comprimento, chegue à costa entre os dias 2 e 6 de dezembro. A embarcação irá atracar na Marina Itajaí e estará aberta para a visitação.

A embarcação partiu da Estônia, com 12 tripulantes em Julho deste ano. Quase uma centena de pessoas e pesquisadores, no total, irá se revezar nas diferentes pernas durante da expedição. O plano é chegar à Antártida em Janeiro de 2020. A expedição irá refazer em grande parte o percurso feito pelo almirante Bellingshausen na época que descobriu a Antártida, em 1.820. O almirante era natural da Ilha de Saaremaa, na Estônia, antiga URSS.

“A intenção é realizar uma expedição em formato semelhante ao da época, com uma embarcação parecida e parando nos mesmos destinos, mas desta vez muitos outros portos serão visitados. Um dos motivos que iremos atracar em Santa Catarina é porque a expedição de descobrimento também passou pelo Estado. Já a escolha por Itajaí se deve ao fato da infraestrutura da marina, na cidade portuária, ser muito melhor para a atracação”, explica o Cônsul Honorário da Estônia no Sul do país, Almir Maestri.

A expedição científica organizada pelo Museu Marítimo da Estônia terá cerca de sete meses de duração. Antes de Itajaí, no Brasil, o veleiro irá atracar em Recife e no Rio de Janeiro. Depois de Itajaí a embarcação seguirá rumo a Montevideo, no Uruguai. 

Conhecimento a bordo

Além de lembrar um dos marcos da história da exploração mundial, outra intenção da expedição é chamar a atenção para tópicos importantes decorrentes das mudanças climáticas. Ao longo da viagem, a tripulação irá produzir um documentário de todos os lugares por onde passarão.
Haverá ainda seminários para estudantes organizados nos pontos de parada da viagem.