Maria Fumaça Iluminada passará por cidades de Santa Catarina

Uma Maria Fumaça decorada com luzes, levará o Natal nos Trilhos para cruzar 27 cidades do Sul do país entre os dias 25 de Novembro e 19 de Dezembro.

Em Santa Catarina, a passagem será por cinco municípios da Serra, Meio-Oeste e Planalto Norte. O trajeto começa em Rio Negro (PR), passa por diferentes regiões dos três estados e termina em Rio Negrinho (SC).

Além da cidade do norte catarinense, o trem passará também por Lages, Mafra, Itaiópolis e Monte Castelo. A Maria Fumaça é do modelo Mallet 204. Em edições passadas, ela era atração do Natal em Curitiba (PR). Desta vez, ela foi restaurada pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) para ser usada em eventos turísticos especiais. 

Além de passar pelas cidades, o trem que é a única Maria Fumaça iluminada da América do Sul, também leva uma equipe que promove reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais. A programação em SC começa no dia 25, em Mafra e Itaiópolis. No dia seguinte ela estará em Lages, onde passará novamente em 15 e 16 de Dezembro. Em Monte Castelo, a Maria Fumaça chegará 18 de Dezembro, e em Rio Negrinho, no dia 19.

“A Maria Fumaça Iluminada foi uma maneira que as duas instituições encontraram de levar energia, beleza e o espírito de Natal a todas as comunidades. Este é um cuidado permanente da Rumo: pensar no futuro valorizando o passado, garantindo boas memórias e unindo gerações com a ferrovia”, afirma a idealizadora do projeto, Carmen Maron.

Natal nos Trilhos

O projeto Natal nos Trilhos surgiu em 2017, com a passagem das locomotivas iluminadas “arrematando” uma série de iniciativas de responsabilidade socioambiental da Companhia. Entre ações de voluntariado envolvendo colaboradores, reciclagem de materiais, visitas a instituições carentes e apresentações culturais, a passagem da Maria Fumaça levou luz e cor a milhares de pessoas.

“Durante todo o ano, desenvolvemos dezenas de atividades voltadas à comunidade parceira da ferrovia. É uma grande oportunidade poder encerrar nossas atividades com o sentimento de união e esperança que o Natal nos traz”, ressalta Carmen.

Segurança

Para que todos possam assistir à passagem da Maria Fumaça em segurança, a empresa Rumo chama a atenção para alguns cuidados essenciais:

  • Pare, olhe e escute, respeitando a sinalização nas passagens em nível;
  • Mantenha distância segura da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
  • Escolha um local seguro para registrar suas imagens;
  • Nunca toque ou suba em locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados;
  • E lembre-se: o Natal é a celebração da vida. Se não for seguro, não faça!

Confira a programação:

13/12
Corupá
Jaraguá do Sul
Guaramirim

14/12
São Francisco do Sul
Canal do Linguado
Araquari
Joinville

15/12
Rio Vermelho
São Bento do Sul
Rio Negrinho